03/10/2010

Não pare no tempo: esteja sempre na frente!

Este texto foi criado por mim para impulsionar a publicidade, e publicado na Revista Mens&Corpore em abril de 2008.

"O marketing empresarial pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, basta mudarmos a maneira de a empresa se posicionar". Segundo a especialista britânica Sue Adkins, essa deve ser a postura das companhias nestes tempos em que a atuação social tornou-se um predicado fundamental para a continuidade dos negócios.  
Entre cair no esquecimento e parar no tempo as diferenças são mínimas e certamente, uma levará a outra. Ambas podem ser fatais.
Pode-se ter um grande nome, mas se não é pronunciado, com certeza fará parte das memórias mais aguçadas apenas. Muitas marcas famosas tiveram os seus momentos de glória e por algum motivo, hoje não são nem se quer lembradas.
Entre as conquistas, podem estar os melhores cursos, especializações, com grandes profissionais e universidades, certificados e diplomas escondidos no armário ou se amontoando na parede, atrás de uma cadeira, onde nem mesmo você os enxerga, acarretando pó, num escritório neandertal. Estes servem de chaves que abrem as portas para os novos profissionais. Alguns deles com pouquíssimos cursos, curta experiência, mas cheios de idéias, e o melhor, cheios de iniciativa, loucos para mostrar o que sabem, e em direção ao caminho certo, objetivados do que querem alcançar, sem parar, com fôlego e todo um universo globalizado a seu favor.  Qual deles não está no facebook, no orkut, no twitter, tem seu blog ou seu site? E-mail e msn já não são apenas ferramentas de conversações banais. Fecham contratos, pedidos, aproximam fuso-horários. Não há distância de mercado, há desatualizados.
Frisar o nome e firmar a marca são ações que nunca devem cessar. Desta forma, a atualização se torna uma constante e o conhecimento dela também. Estar sempre a frente, em contato com o público, facilitando o acesso de quem quer que seja, condiz com  a nova postura empresarial: você é o produto! É preciso se comprometer com a causa, a sua, mas acima de tudo, defendê-la com atitudes e posicionamento diante da sociedade. Exteriorizar as atribuições além das fronteiras de um consultório/escritório consiste, antes de tudo, numa forma de suprir a sociedade de sua carência de conteúdos, e ser nela atuante.
Se hoje você não tem tempo, cuide-se! Esse é o exato momento de zelar pelo que você não tem (tempo). Não tornar latente seu trabalho agora, implica no amanhã ter tempo de sobra, porque o mercado não para de receber cargas e mais cargas de profissionais. Eles querem espaço e estão dispostos a lutar por isto.
Se o motivo para não praticar o marketing é falta de verba, então, pode ter se instalado o atraso, mas a pior situação é a de quem não acredita em publicidade, neste caso, o ceticismo estagna uma carreira que poderia ou já fora promissora.
A relação custo/benefício não deve ser medida em quantos pacientes/clientes você receberá a partir do primeiro investimento, mas o que o início deste processo lhe trará com o tempo. É conclusivo que qualquer tipo de marketing deve ser feito sempre, por um tempo mínimo de três vezes consecutivas no mesmo veículo de publicidade para que a marca/nome não se torne efêmera e se entregue ao esquecimento.
Primeiro, o nome é lançado à discussão, após ele começará a se firmar e então se libera a fase de consolidação. Manter as bases que foram geradas fica por conta de cabeças empreendedoras e mentes de visão.
Seja você experiente ou não, lembre-se sempre que, qualquer passo em falso bastará para que se abram fendas e até riscos para o seu "lugar ao sol".


Empreendedor Individual

Ser empreendedor é ser ativo, não estar à espera que outros façam, ou lhe digam o que fazer.
"...é ser um Macgyver atual". Ter a capacidade de encontrar soluções e oportunidades onde mais ninguém as vê. Lembre-se do artigo sobre "ser bom".
O empreendedor vê o lado positivo do problema, mas não ignora o negativo. Ele arrisca sem medo de falhar, de forma realista e consitente, pois está preparado técnica e profissionalmente. É inteligente, consciente e preciso, nas suas propostas e ambições. Aproveita todas as ajudas e incentivos, quer reais, quer virtuais, que possam ajudar na implementação e consolidação do seu negócio/nome, colocando a frente a sua personalidade, singularidade, diferencial.
Um empreendedor cria o seu próprio emprego e as condições para o manter e expandir, gerando novos postos de trabalho. Ele é um líder nato, uma pessoa a quem ninguém consegue ser indiferente, por ser um profissional inovador, que modifica com a sua maneira de agir em função de uma qualquer área de conhecimento humano. Ou seja, versátil, flexível, adaptável... "não há clima ruim, há roupas inadequadas"
Com facilidade passa da teoria para a prática com sucesso, conseguindo aplicar os seus conhecimentos teóricos na sua vida, numa ação construtiva a nível empresarial.
Ele tem um closet completo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário