Customizar... quando esta palavra vem a mente, muitas pessoas logo pensam em roupas com muranos, cristais, recortes, dando um aspecto exclusivo a peça comprada. Você não está muito longe da verdade. Customizar realmente refere-se a, basicamente, personalizar. No entanto, com a decoração abraçando carinhosamente as “peças vovós”, tornou-se também sinônimo de recuperação, em suas entrelinhas. Mas não uma recuperação qualquer... a Sra. Recuperação, sustentável, ecologicamente correta ou criativa (sem agressões). Não quero ficar sabendo que você fez uma linda varanda com um cinamomo enorme que tinha lá na chácara. Você sabe quanto tempo ele levou pra crescer? Risos...olha, olha!
Outra dica importantíssima: equilíbrio no ambiente. Se você fizer uma peça que se transforme em uma obra de arte, ela deve ser o foco. Mas pode também customizar tudo, sutil e harmonicamente.
Claro que você pode ir a uma loja, adquirir um objeto e customizá-lo.
As técnicas são as mais diversas que a sua mente e seu conhecimento possam permitir, ou seja, não há limites!
Pode ser “apenas” uma recuperação, deixando o móvel com cara de demolição, pode ser uma pintura provençal (super em alta), uma adesivagem, a aplicação de um tecido, ou uma pintura que relembre algum artista...
Nossa! Misture tudo se quiser! Isso que é o charme de uma customização, você não está bitolado a um padrão, pode pegar um ícone do design como uma poltrona Egg e aplicar um patchwork de revestimento. "Posso?" Pode!
Sabe aquela sala de jantar que a sua mãe faz questão de manter porque era da tatatatataravó dela??? Não foi gagueira não! Foi mesmo uma viagem no tempo...risos... então, aceite a sala, esta bela herança hoje vale uma pequena fortuna em casas especializadas.
Algumas técnicas (somente algumas) para te dar água na boca
Laca
método de pintura feito por especialista. Sua aplicação é altamente tóxica. Depois não.
Recuperação
que na verdade é manter a peça como está, apenas trocando puxadores, se houver, e passar um bom verniz PU em cima. Por favor, verniz acetinado, ok? Opa! Uma restrição??? Não, em absoluto. Puro respeito.
método de pintura feito por especialista. Sua aplicação é altamente tóxica. Depois não.
que na verdade é manter a peça como está, apenas trocando puxadores, se houver, e passar um bom verniz PU em cima. Por favor, verniz acetinado, ok? Opa! Uma restrição??? Não, em absoluto. Puro respeito.
escolha uma imagem qualquer, ela deve ter uma ótima resolução, mande para uma loja especializada em impressões de grandes formatos, se preferir, eles mesmos aplicam o adesivo. Se não quiser imagem, podem ser florais, ramos... estes já estão ficando meio maçantes.
Tecido
seja patchwork, ou um tecido outro qualquer, as próprias fábricas já estão entrando na onda. As mais diversas estampas e até mesmo o patchwork já vem recriado em peças inteiras de tecido (simplificando: rolos).
Pintura a mão livre
bem, se você não é nenhum Picasso, talvez seja melhor optar por mandar fazer o que você tem em mente.
bem, se você não é nenhum Picasso, talvez seja melhor optar por mandar fazer o que você tem em mente.
Aplicações de elementos da natureza
sim, lá do meio do mato mesmo... sementes de girassol, aquelas capas de taquaras, galhinhos secos... Ok, você me pegou, eu não sei o nome de tudo que tem na natureza. Vamos chamar de Ecodesign, pronto! De qualquer forma, é aquilo que ela própria descarta, nada de ir arrebentando árvores ou serrando troncos para fazer os banquinhos por pura vaidade. Você não estará customizando, estará destruindo. Se quer seguir a tendência, ela é sustentável!!!
Pintura estilo provençal
faça você mesmo (link). Pintura com aspecto envelhecido, cheio de charme. Aqui, a mistura de outros elementos como metal, tachões e tecido... show, né? O chinelinho de papagaio de pirata na foto...risos.
Neste artigo, mais do que palavras, as imagens falam por si mesmas...
Acabamento impecável |
Para quem quer customizar de forma singela |
Customização como objeto de arte em tons neutros |
Customização em estilo romântico |
Uso de materiais da natreza em loja, tipo demolição |
Uso de materiais de demolição no painel, em sala de estar que imita um estilo antigo, como se as peças fossem recuperadas. |
Recuperando um berço que pode ter sido de sua mãe |
Laca preta em móvel retrô, releitura, com tecido na parede que acompanha o estilo |
Recuperação da cama, com estofamento em tecido. Observe que o mesmo tecido e seu composé foram utilizados em almofadas e cortina. Pintura provençal nas partes em madeira. |
Poltrona Egg com acabamento em patchwork |
As próprias lojas de decoração fornecendo estilo e personalização |
Diversas estampas |
Dormitório inteiro recuperado com laca e decoração bucólica |
Nenhum comentário:
Postar um comentário