07/10/2010

A atmosfera harmonicamente desenhada pelo jogo de luz e sombra...

As áreas externas, como jardins e fachadas, devem ser iluminadas objetivando segurança, em primeiro lugar. Cabe a nós, arquitetos e lighting designers utilizar os elementos emitentes de luz para a criação de uma atmosfera valorizada, cênica, romântica, enfim, de acordo com o que foi conversado com o cliente, seus desejos e necessidades: ver por onde anda, não dar vazios de luz para invasores...



Para os diferentes efeitos, diferentes formas de iluminar. Você quer destacar uma palmeira, uma composição ou realçar ainda mais as flores, e logicamente, ter o todo iluminado. Basicamente para o todo pode-se valer de luz indireta e para as valorizações, luz direta. Escadas, entradas e caminhos devem ser mais bem-iluminados, utilizando iluminação de base, direta. Além de garantir um permear seguro, ainda agregará mais charme ao conjunto.
pontos de luz destacam os degraus: iluminação de base
Em um mesmo espaço, através do gerenciamento, que já citei na postagem anterior, pode-se ter diferentes cenários, de acordo com as combinação propostas, de básico, seguro e econômico (para o dia a dia) à ocasiões especiais, valendo-se das diferentes intensidades de luz, pontos acesos e até valendo-se das cores. Se estes efeitos forem utilizados na rotina em sua residência, por exemplo, torna-se cansativo e até estressante, pois distorcem as cores reais do paisagismo proposto.


Valorização

 
Sempre tomando cuidado para que o observador não sofra ofuscamento, podemos valorizar uma escultura, por exemplo. Se a luz for colocada à frente dela teremos valorizadas suas cores e texturas. Se a fonte for colocada por trás, conseguiremos uma valorização de seus contornos. E isso serve de regra. Seguindo as tendências, sempre, você já deve ter visto até mesmo em locais fechados a iluminação focal que vem de baixo para cima em uma vaso com vegetações, são as luminárias subterrâneas que podem ser aplicadas junto aos arbustos, árvores e esculturas para gerar um foco direcionado e criar efeitos.

Continue acompanhando... na próxima postagem falarei sobre os tipos de equipamentos para criar o jardim dos seus sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário