11/10/2010

Equipamentos e fontes de luz (complementado)


Balizadores
Balizadores e mini postes - Ideais para caminhos, áreas de circulação e elementos baixos, como as forrações de um jardim. Normalmente, o raio de iluminação destas peças é igual a duas vezes e meia a sua altura. Recomenda-se que tenham menos de 1.10m de altura para não incomodar os olhos. Vem crescendo muito o uso de embutidos no piso, com LEDS, próprios para demarcar percursos.
Postes pouco mais altos, com no máximo dois metros de altura
para iluminar de maneira geral

Postes, minipostes
colocados em beirais e muros altos iluminam uma àrea uniformemente, e se prestam mais a um recurso de segurança

Projetores (não holofotes)
blocos de concreto e espetos posicionados no chão oferecem iluminação direcionada e mais dramática

Luminárias utilizadas em jardim devem ser bem vedadas, uma vez que estarão expostas ao sol e à chuva. As lâmpadas que melhor resistem são as PAR20, 30 e 38, mas mesmo estas devem ter o seu soquete protegido.

Lâmpadas de vapor de sódio ou vapor metálico
para grandes àreas, são as mais adequadas, disponíveis em vários modelos e potências.

Lâmpadas PAR20,30 ou 38, dicróicas, halógenas bipino e as fluorescentes compactas
utilizadas em áreas com flores, em que o colorido deve ser realçado, é importante escolher lâmpadas com alto índice de Reprodução de Cores.

 Lâmpadas de vapor metálico, 5.000K
 com tonalidade azulada, são aconselhadas para causar efeitos, como próximo à piscina, por exemplo. Excluindo raras exceções, lâmpadas com tonalidade entre 2.700K (branca-amarelada) e 4.000K (branca-neutra) são as mais indicadas para iluminar os jardins

Fibra óticas e LEDS
Mais caras. No caso da fibra ótica, uma única fonte pode alimentar diversos pontos. Os equipamentos podem ser aplicados como balizadores, uplight - para arbustos, plantas de porte pequeno e médio e algumas espécies de árvores de porte maior - e também iluminando piscinas, espelhos d'água, cascatas, fontes, etc.
Os cabos não transmitem energia elétrica por seu percurso, reduzindo possibilidades de acidente.
Os LEDS oferecem baixo consumo de energia como principal vantagem, além do longo tempo de vida útil. São empregados principalmente como balizadores

(adicionado)
Spots e projetores
indicados para iluminação geral ou criar efeitos especiais, como iluminação focal. Devem ser posicionados a uma distância de 1/3 da altura do elemento a ser iluminado. Fincados na terra, os espetos são exemplos desse tipo de luminária que realça os contornos de arbustos e pequenos canteiros.

(adicionado)
Arandelas
Aqui o efeito "Wall Wash" foi feito através de arandelas e
pontos de luz no próprio piso
também chamadas de "wall wash", normalmente proporcionam uma iluminação indireta, onde se percebe o contorno do local. São apropriadas para fachadas, caminhos, terraços e varandas. Devem ser específicas para as áreas externas, com proteção contra o sol, água, ventos, etc. Normalmente possuem vidros temperados, fiação resistente, vedação eficiente e borrachas de pressão.

Balizadores Autosustentáveis
Estes postes absorvem a luz solar durante o dia para brilhar ao entardecer sem gastar a energia muitas vezes prejudicial ao meio-ambiente. O processo acontece da seguinte forma: os raios solares são absorvidos durante o dia pelas placas com células foto voltaicas presentes no topo dos pequenos postes. O produto é perfeito para a iluminação de jardins. Sua instalação é bem simples: basta estacá-lo na terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário