Muito além da beleza...
Quem sai da faculdade, seja ela qual for, traz consigo muitos sonhos de realização pessoal e financeira. Eu diria até que uma depende da outra.
O início de uma carreira é sempre bastante difícil, mesmo para aqueles que possuem condições de montar uma boa estrutura.
Aqui trataremos do espaço físico em si.
ANVISA - Ela está de olho!
A escolha da sala onde funcionará o seu consultório até o mínimo detalhe é um perigo considerável para quem se aventura sozinho, sem ajuda profissional de um arquiteto, buscando economia pode encontrar muita dor de cabeça.
Então, para não ter que fazer tudo de novo ou ter que conviver com espaços perdidos e pouco funcionais, o melhor é seguir algumas dicas e de
preferência, ter um arquiteto por perto.
Chamamos, tecnicamente, de EAS – Estabelecimentos Assistenciais de Saúde, todos as estruturas que se relacionam à saúde, e portanto, estão sujeitas as normas da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (que possui a RDC 50, Resolução da Diretoria Colegiada, que, por sua vez, dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de tais estabelecimentos - http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2002/50_02rdc.pdf).
Cada município tem uma Agência de Vigilância Sanitária que inspecionará seu consultório, emitindo ou não (neste caso, será passado uma lista do que deve ser executado) a permissão de funcionamento, o chamado Alvará da Vigilância Sanitária. Além disso deve cumprir todas as exigências das normas de estabelecimentos comerciais, caso seu espaço seja independente, ou melhor dizendo, não esteja situado em um edifício (que já teve tais normas atendidas) e ainda o Alvará de Funcionamento, emitido pela prefeitura.
Burocracia necessária! Estamos falando de SAÚDE!!!
Basicamente você precisa ter definido o que o seu consultório irá oferecer além da sua especialidade, logicamente, assim poderá definir o tamanho de sua sala, alugada ou comprada.
Vamos por item:
- Trabalhará sozinho ou com colegas?
- Caso seja com colegas, isso será feito através de esquema de horários ou salas separadas?
- Terá agendamento de horários para pacientes. Precisará de uma secretária, mas isso realmente é necessário no início? Já fiz alguns consultórios em que o agendamento era feito diretamente com o profissional. Este ponto irá lhe dar a proporção da sala de espera. Muitas pessoas? Poucas? Uma por vez, no máximo duas, quando o paciente vem com acompanhante?
- Como o atendimento é feito? Fluxo: seu e do paciente (rotina).
- Que serviços e especialidades serão prestados? Para definir o layout do seu consultório (que salas e de que tamanhos, e a ligação entre elas).
- Que tipo de paciente você irá atender? Classe A, B, C?
“A crise do sistema de atendimento público de saúde no Brasil, esfacelado na sua estrutura física e operacional, tem levado muitos profissionais a implantarem as suas próprias estruturas de atendimento, voltadas, no entanto, mais para uma clientela gerada pelos planos e seguros de saúde privados.
As normas do Ministério da Saúde, via ANVISA, organizadas mais para orientar as construções das unidades públicas de saúde, não fornecem orientação para estruturas privadas, que padecem do suporte técnico necessário para serem implantadas. Estas utilizam, geralmente, por via indireta, os parâmetros construtivos estabelecidos para a rede pública ou, via de regra, a experiência de terceiros e do seu próprio corpo clínico.”
As normas do Ministério da Saúde, via ANVISA, organizadas mais para orientar as construções das unidades públicas de saúde, não fornecem orientação para estruturas privadas, que padecem do suporte técnico necessário para serem implantadas. Estas utilizam, geralmente, por via indireta, os parâmetros construtivos estabelecidos para a rede pública ou, via de regra, a experiência de terceiros e do seu próprio corpo clínico.”
“Planejar é conhecer profundamente o empreendimento”
Definir o público-alvo é fundamental para a elaboração dos aspectos visuais e também funcionais. Não devemos esquecer que a identidade estética está intimamente ligada ao perfil do paciente.
Se você pretende atingir a todos os públicos, um consultório luxuoso não trará públicos mais monetariamente desprovidos, e se fizer algo simples demais, o público A não irá se interessar.
Neste ponto é incrível como grandes profissionais, com anos de experiência esquecem de passar ao seu complexo de trabalho a sua evolução de conhecimentos.
As pessoas imprimem a capacidade profissional pelo que vêem.
Para elas, se você cuida bem do seu espaço, certamente irá cuidar bem delas. Por mais iniciante que seja, um bom consultório, bem elaborado, transmite segurança e confiabilidade ao paciente. Certamente, esta imagem somente irá permanecer se você for organizado na sua forma de trabalho, do primeiro contato, seja com a secretária ou não, com uma sala de consulta adequada e fluidez. Tudo deve ocorrer de forma natural, preenchimento de prontuários, arquivos de exames, agilidade nesta parte de documentos demonstram seu domínio sobre seu campo. Não basta ser belo, precisa ser funcional!
Estes aspectos serão significativos para a fidelização do cliente.
A rotina de cada espaço e como ele conversa com os demais, chamada de fluxograma, será um bom norte na escolha da sala, tamanho, posição. Se comprar ou alugar uma sala pequena demais, pode ser que a sua estrutura profissional, de especialista, não caiba ali dentro, pois cada ambiente precisa de uma área mínima, determinada na RDC 50.
Algo que facilita sua escolha é conhecer um consultório semelhante, que você admire o profissional (primordial!), analisando sua forma de trabalhar. Futuramente, em seu consultório, possivelmente nem tudo transcorra da mesma maneira, pois irá com o tempo, determinando o que fica melhor para seu desempenho.
A reforma...
As pessoas têm seus olhos alimentados por tecnologia o tempo todo. O profissional que mantem seu consultório há 20 anos da mesma forma pode estar pondo em risco seu plantel de clientes. Infelizmente, muitas pessoas vinculam capacidade e competência com imagem e aparência. Como eu já citei acima.
Um ambiente qualquer?
Um bom projeto proporciona mais que beleza ao espaço. Ele agrega valor ao profissional (visto como produto/serviço), e melhora a comunicação com os clientes e o desempenho da equipe (motivação).
Conforme definir de que forma o conjunto funcionará e de como receberá seu paciente, a sua "capacidade profissional" estará declarada.
Portanto, tratar do seu consultório não é e nunca será um gasto. Trata-se de um investimento!
Se o ambiente é charmoso e aconchegante, sem dúvida deixará uma boa impressão.
Daí por diante é com você, com sua postura firme e segura, sua comunicação, entrega e aperfeiçoamento profissional constante.
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